Cod: 393165
Música
Autor : Luca Cambiaso (Moneglia 1527 – El Escorial 1585)
Época: Século XVI
Esta magnífica tela pode ser atribuída ao pintor Luca Cambiaso (Moneglia [Génova] 1527 – El Escorial 1585); formado pelo pai Giovanni, seu primeiro mestre, tornou-se posteriormente seu colaborador (numerosos são os afrescos genoveses executados a quatro mãos).
Foi inspirado por Perin del Vaga (1501-1547), pelos mestres Raffaello (1483-1520) e Michelangelo (1475-1564) e por Correggio (1489-1534); figuras importantes para o seu crescimento artístico foram também Gaetano Alessi, o "famoso Arquiteto Perugino", e Gio. Battista Castello de Bergamo (conhecido como o Bergamasco), o "famoso Competidor".
Em 1583, foi chamado por Filipe II para afrescar o mosteiro de El Escorial em Madrid, como muitos dos seus colegas (Ticiano, Velázquez, Luca Giordano e também o amigo Gio. Battista Castello) e ali morreu.
Pintor de destaque do maneirismo genovês, no desenho foi, de certa forma, um precursor do cubismo, cunhando um estilo próprio, criando formas geométricas para dar movimento às figuras humanas.
Uma jovem está de pé sobre um pedestal, segura um alaúde, um instrumento musical, entre as mãos, que está tocando; o tema desta pequena tela é a figura feminina da "Música", representação alegórica das Artes Liberais. Durante a Idade Média, as artes liberais do homem livre eram os ensinamentos literários do trivium (gramática, retórica e dialética) e científicos do quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia).
A parte de trás da tela fornece dados interessantes sobre a proveniência da obra. Na moldura está presente uma etiqueta "Herança Duquesa Melzi Balbò 1923-1924 - 229" que se refere a um inventário redigido após a morte da nobre para a divisão da herança.
Também estão presentes outras inscrições; uma no alto, no centro, a tinta da China, anterior à coleção Melzi Balbò, atribuível quase certamente ao proprietário da tela "S Varni", uma no lado vertical esquerdo escrita a lápis que indica a data de compra por parte do último proprietário após a dispersão da coleção Melzi Barbò.
Em 1887, a Impresa di Vendite in Italia de Giulio Sambon colocou à venda, a 14 de novembro, na Villino di Santo Varni, a coleção do escultor genovês. A leitura dos lotes em venda no catálogo remete-nos ao número 901 que colocou em leilão sete esboços de escola genovesa, entre os quais um Cambiaso.
Naquele ano bastava pagar um "5 por 100 a mais do preço de arrematação" e "não se admite reclamação de qualquer tipo, tendo os amantes tido oportunidade de bem examinar os objetos em venda" e "a entrega é feita no dia seguinte à venda, das 9 da manhã às 12 do meio-dia". Amantes do gênero são convidados a fazer um mergulho no passado!
Dimensões: tela 53 x 30,5 cm