Ficha de artigo : 434972
Retrato de uma dama nobre
Autor : Giovanni Maria Delle Piane (1660 – 1745)
Época: Primeira metade do século XVIII
O retrato, como gênero pictórico, muitas vezes tinha a função de celebrar o status social do sujeito representado. Nesta nossa tela, uma dama nobre, elegantemente vestida, é retratada em meio corpo em pose de três quartos; o rosto, voltado para o observador, é emoldurado por cabelos prateados penteados de acordo com a moda da época e enriquecidos por uma joia preciosa, sinal evidente de seu status aristocrático. O fundo escuro, sóbrio e desprovido de elementos decorativos, concentra a atenção no rosto iluminado da dama e na elegância do vestido que veste.
A fineza do traço remete à mão de Giovanni Maria Delle Piane, conhecido como o Mulinaretto (Gênova, 1660 – Monticelli d’Ongina, 1745), famoso retratista da aristocracia genovesa.
Aluno de Giovanni Battista Gaulli, viveu em Roma até 1684, ano de seu retorno a Gênova. Foi muito requisitado por importantes famílias como os Doria, os Durazzo e os Farnese; entre seus retratos mais célebres está o do doge da República de Gênova, Francesco Maria Imperiale, exemplo emblemático da influência exercida em seu estilo por Hyacinthe Rigaud e outros retratistas franceses.
Dimensões: tela 96,5 x 71,5 cm
Este retrato não só celebra o status e o requinte da dama nobre, mas também representa um claro testemunho da sensibilidade artística de Delle Piane, perfeitamente em sintonia com o gosto aristocrático de sua época.